A função deste blog é divulgar os trabalhos do Pibid/UEMS - subprojeto interdisciplinar, da unidade universitária de Amambai/MS, para contribuir com trabalhos, metodologias, planos de aula e experiências sobre história e cultura afro-brasileira e indígena, de modo a proporcionar instrumentos de trabalho para os professores da educação básica.
quarta-feira, 19 de março de 2014
Títulos para conhecer a História e cultura africana e afro-brasileira
Depois da aprovação da lei 10.639 em 2003 vários títulos foram lançados, para discutir a lei, seu contexto, os movimentos sociais e sua aplicação em sala de aula. Depois de 10 anos de sua aprovação, ainda há vários pontos a serem discutidos para pensarmos a implementação da lei, e dos conteúdos que prescreve, em sala de aula. Além dos artigos, capítulos de livros, livros, teses e dissertações que se multiplicam a cada ano sobre a temática, há também a proliferação de debates nos congressos acadêmicos. Veja-se, por exemplo, História e cultura africana e afro-brasileira na escola, coletânea publicada pela editora Outras Letras, ou Ensino de história e cultura afro-brasileiras e indígenas, publicada pela editora Pallas, que são produtos diretos desse contexto. Evidentemente a multiplicação dos títulos inviabiliza uma discussão, ainda que sintética, nesse espaço. Muitos títulos ainda são de difícil acesso; os artigos publicados nas revistas especializadas discutem mais o contexto de aprovação das leis, e em menor proporção as medidas para sua implementação em sala de aula e as experiências trazidas com sua aplicação nas escolas e nas disciplinas de História, Arte e Literatura. Dois dossiês interessantes foram publicados na revista Educar da UFPR, em seus números 47 (que trata das Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas) e 49 (que discute a Cultura material escolar.
Para maiores informações, ver: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/issue/archive
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