segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

RELATÓRIO CRIAÇÃO DE CHARGES SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRODESCENDENTE NO 9º ANO B DA ESCOLA ESTADUAL VESPASIANO

Joice Bianca Foschiera de Lima (joice.foschiera@gmail.com)1 Marta Ferreira Soares (martamartinhasf@gmail.com)2 Roberto Machado Ribeiro (beto.marron@hotmail.com)3 Com o objetivo de promover e fomentar a discussão em torno da temática da história e cultura africana e afrodescendente nas aulas de História, pensou-se em um roteiro de dez aulas, construídas a partir de músicas e trechos de filmes que tratam da temática da cultura e história africana e afro-brasileira, distribuídas de modo a criar uma linha temporal: Negro Drama – Racionais MC’s; Faroeste Caboclo – Legião Urbana; Amistad (1997); Quilombo (1984); Palmares – Natiruts; Xica da Silva (1976); Gaijin: caminhos da liberdade (1980); Cafundó (2005); Uma Onda no Ar (2002); Vista Minha Pele (2003). Após a exibição de um trecho do filme Cafundó (2005), realizou-se uma explanação sobre a situação pós-abolição escravocrata dos africanos e afrodescendentes no Brasil, que resultou em uma discussão sobre como esse período histórico influiu na marginalização e subalternização da figura do negro na história do Brasil e quais os resultados deste processo histórico de precarização e opressão da população negra nos dias atuais. Logo após, fora apresentado a eles algumas charges de cartunistas como Laerte Coutinho e Glauco Villas Boas, explicando de que modo as charges podem vir a servir de modo de expressão enquanto um gênero textual atrativo e impactante, ressaltando seu teor crítico e o compromisso social e histórico de uma charge, ao passo que estas dizem respeito a um momento histórico específico. Obteve-se a produção de onze charges, algumas se atentando a aspectos específicos do filme trabalhado na aula, outras voltadas a notícias atuais de violência e opressão, ainda umas que faziam um gancho histórico das questões atuais com as situações retratadas em Cafundó (2005), que representa o período de pós-abolicionista no Brasil.

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