A função deste blog é divulgar os trabalhos do Pibid/UEMS - subprojeto interdisciplinar, da unidade universitária de Amambai/MS, para contribuir com trabalhos, metodologias, planos de aula e experiências sobre história e cultura afro-brasileira e indígena, de modo a proporcionar instrumentos de trabalho para os professores da educação básica.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2015
RELATÓRIO, ATIVIDADES REALIZADAS PELO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL CORONEL FELIPE DE BRUM
RELATÓRIO, ATIVIDADES REALIZADAS PELO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL CORONEL FELIPE DE BRUM
1Marcelina Fischer Camargo
2Michelle Christina Castilho Ribeiro da Silva
3Lilian Mari Sousa Silva
4Selma Cristina Lopes Pache
MÚSICA
Este trabalho foi desenvolvido durante o ano de 2015, na Escola Estadual Coronel Felipe de Brum, sob a supervisão do professor José Geraldo da Silva titular da disciplina de História e sob a coordenação do professor Dr. Diogo da Silva Roiz, foram realizadas atividades durante o ano todo nas quais foram conduzidas pela pibidianas Marcelina Fischer Camargo, Michelle Christina Castilho Ribeiro da Silva, Selma Cristina Lopes Pache e Lilian Mari Souza Silva estas trabalharam com a turma do 7º , 8º e 9º canções e trechos de filmes com cerca de cinco a dez minutos, na qual seguiram um roteiro planejado juntamente com o professor e de acordo com o Subprojeto Interdisciplinar do Programas Institucional de Iniciação a Docência da Unidade Universitária de Amambai, UEMS.
Foram trabalhados em sala músicas e cenas de filmes que retratam as questões de resistência ao preconceito e à segregação racial na qual demonstra a condição do negro na sociedade contemporânea e suas raízes históricas, respaldada pela proposta da inserção de ensino da cultura afro-brasileira no ensino médio e fundamental veio com a Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece a obrigatoriedade o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, com objetivo de alcançar a tão almejada igualdade de direitos entre todas as etnias, pessoas de diferentes idades e cor, usando o importante instrumento, que é a educação, para que isso fosse trabalhado em sala foram selecionadas as seguintes obras:
1) Título: “Negro Drama”
Banda: Racionais MC’s
Álbum: Nada como um dia após o outro / Faixa nº 5 / Ano lançamento 2002
Gênero musical: Rap
2) Título: “Faroeste Cabloco”
Banda: Legião Urbana
Álbum: Que país é este / Faixa nº 7 / Ano lançamento 1987
Gênero musical: Rock in Roll
3) Título: “Palmares” Artista/
Banda: Natiruts
Álbum: Povo brasileiro / Faixa nº 5 / Ano lançamento 1999
Gênero musical: Reggae
4) Título: “Quilombo”
Direção: Carlos Diegues, 1984
5)Título: “Amistad”
Direção: Steven Spilberg, 1997
Após as músicas serem trabalhadas, foi pedido que os alunos elaborassem redações acerca do tema, ao analisarmos estas redações pudemos constatar que conseguimos atingir a meta do nosso trabalho, mesmo com poucas atividades os alunos se dedicaram, desenvolvendo redações de grande êxito e de claro entendimento. O intuito do nosso trabalho foi mostrar aos alunos que o hip hop, destacando principalmente o rap como um movimento de resistência e contestação, que busca denunciar a violência tanto racial como outras cometidas contra os negros.
TELAS
Foi realizado ainda uma oficina para o dia da consciência negra, na qual os alunos com o auxílio das pibidianas confeccionaram telas pintadas a tinta óleo, acerca da temática da História da África, na elaboração das telas os alunos e bolsistas participaram ativamente, para que estas fossem expostas no dia 20 de novembro no período da manhã, durante a criação das obras houve debates a cerca da cultura africana focando principalmente na história de sua arte.
A exposição realizada foi muito proveitosa, os alunos assim como as pibidianas sentiram-se realizados com o reconhecimento do trabalho o qual esta disponível no site da escola, e deste modo foi evidenciado a relevância que o Programas Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) possui dentro da universidade e das escolas contempladas, pois através dele é que ocorre a aproximação dos futuros professores com a realidade da escola, e se torna possível a elaboração de atividades como estas que integram bolsistas, professores e alunos.
QUESTIONÁRIO
Contudo trabalhar História da África, na escola nos proporciona uma experiência fundamental enquanto educadores, pois conforme foram passados os filmes e canções tornou-se possível notarmos as mudanças dos alunos na receptividade da História da África iniciando assim uma ruptura com os preconceitos que a rondam. Para que isso fosse contatado foi aplicado um questionário, com três questões, para que pudéssemos realizar uma alto-avaliação do trabalho desenvolvido nas turmas em questão e deste modo pudéssemos observar também os pontos que devemos melhorar para 2016.
Cabe também salientar que os questionários aplicados, buscou evidenciar as mudanças ocorridas na visão dos alunos a respeito da realidade enfrentada pelos negros, e romper deste modos com os preconceitos, raciais e religiosos entre outros.
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