A função deste blog é divulgar os trabalhos do Pibid/UEMS - subprojeto interdisciplinar, da unidade universitária de Amambai/MS, para contribuir com trabalhos, metodologias, planos de aula e experiências sobre história e cultura afro-brasileira e indígena, de modo a proporcionar instrumentos de trabalho para os professores da educação básica.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2015
RELATÓRIO DA PRODUÇÃO DE TELAS SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRODESCENDENTE NO 9º ANO B DA ESCOLA ESTADUAL VESPASIANO MARTINS
Joice Bianca Foschiera de Lima (joice.foschiera@gmail.com)1
Marta Ferreira Soares (martamartinhasf@gmail.com)2
Roberto Machado Ribeiro (beto.marron@hotmail.com)3
A Lei 10.639 instituída em nove de janeiro de 2003 vem de encontro com as solicitações e manifestações do movimento negro e ainda por aclamação de inúmeras situações de injuria racial que povo negro no Brasil ainda tem que resistir. Assim, esta lei tenciona sanar as necessidades no nível educacional da ausência do debate ou ainda do respeito à história e cultura da África e diáspora africana no Brasil.
Esse uma lei que é vigorada pelo governo Lula, e que tem como objetivo trazer nos livros didáticos e nas práticas de sala de aula nas disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes Visuais, conteúdos, temas e atividades que venham de encontro com as exigências dos artigos 26 A e artigo 79 B da Constituição do Brasil.
Nos dois parágrafos do Artigo 26 refere-se à exigência de incluir aos conteúdos programáticos “o estudo da estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, e ser ministrado em todo o currículo por excelência nas disciplinas de História, Educação Artística, e de Literatura”. No artigo 79 B, emite a exigência de se incluir no calendário escolar o dia da “Consciência Negra” no dia 20 de novembro.
No decorrer da Semana da Consciência Negra do ano letivo de 2015, fora proposto realizar uma pintura de telas com tintas acrílicas, com tema central a história e a cultura africana e afro-brasileira. Tal atividade integra parte das atividades do PIBID, sendo realizadas nas aulas das disciplinas História e Artes, promovendo a interdisciplinaridade nas inserções dos bolsistas na comunidade escolar.
Os alunos do 9º ano B mostraram-se receptivos a realização da pintura de telas em torno da história e cultura africana e afro-brasileira, que consequentemente, acarreta na reflexão da intenção de uma semana voltada para a consciência negra, assim como uma discussão quanto a necessidade da promoção e inclusão deste aspecto nas ações dentro do espaço escolar.
Tais produções foram expostas pelos corredores da Escola Estadual Vespasiano Martins, juntos as demais exposições em torno da Semana da Consciência Negra, resultando na visibilidade do desenvolvimento do projeto interdisciplinar do PIBID, divulgando e socializando os produtos da realização das atividades do PIBID na escola.
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