segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Culturas africanas e afro-brasileiras

Acadêmicas: ADRIANY DOS SANTOS, CLENIR FLORES DE AVILA e CLAUDIA FARIAS. Área/Subárea: Subprojeto Interdisciplinar I. Tema/Conteúdo: Culturas africanas e afro-brasileiras II. Público-alvo: 9° ano A III. Objetivos: Possibilitar ao educando o contato e iniciação à análise crítica de diversos bens, buscando desenvolver a formação de opinião e o debate;  Propor aos alunos um olhar sobre a história e a cultura africana e afro-brasileira que procure questionar a situação dos afros descendentes no Brasil contemporâneo. Estimular o educando a refletir o momento histórico em que vive, de modo que se perceba como cidadão ativo, comprometido com uma participação crítica dentro e fora da escola;  Reconhecer o comportamento social humano em relação às Culturais africana e afro-brasileira; IV. Habilidades: A atividade proposta busca o aprimoramento das seguintes habilidades: Respeito às diferenças sociais, culturais, étnicas etc.; Interpretação de musicas e filmes ; V. Metodologia: Leitura e interpretação de letra de música; Apresentação e interpretação de filmes. VI. Recursos metodológicos: Quadro, giz, apagador, letra de música impressa que será distribuído a cada educando, data show, computador, pen-drive, caixa de som, celulares e fones de ouvidos dos alunos. VII. Desenvolvimento da aula: O objetivo geral é depreender como se dá a implementação do ensino de história da África e Afro-Brasileira em sala de aula nas condições garantidas pela lei 1.0639/03 e 1.1645/08. Apresentamos à classe um conjunto de atividades cuja finalidade é a de contribuir para a construção dessas representações culturais e proporcionar aos alunos condições para uma percepção das subjetividades inerentes ao tema. Para alcançarmos tais objetivos utilizamos letras de músicas e cenas de filmes que retratam as questões que queremos evidenciar. Dentre os gêneros musicais e produções cinematográficas existentes foram privilegiadas as que marcadamente identificam formas de resistência ao preconceito e à segregação racial ao retratem a condição do negro na sociedade contemporânea e suas raízes históricas, assim, escolhemos as seguintes obras: MUSICAS: 1 Título: “Negro Drama” Banda: Racionais MC’s Álbum: Nada como um dia após o outro / Faixa nº 5 / Ano lançamento 2002 Gênero musical: Rap Abordagem: explorar a discussão sobre a discriminação no Brasil para constatar a existência ou não de “racismo” e a construção da identidade cultural do negro no Brasil articulada nas composições do grupo de Rap Racionais Mc’s que relacionam fatos históricos com a situação atual do negro, como sendo resultado de um processo de exploração iniciado ainda no período colonial. 2 Título: “Faroeste Caboclo” Banda: Legião Urbana Álbum: Que país é este / Faixa nº 7 / Ano lançamento 1987 Gênero musical: Rock in Roll Abordagem: com esta extraordinária fonte de temas exploramos conceitos abstratos como discriminação racial e tipos de violência urbana decorrentes do inchaço dos meios urbanos como a ausência de oportunidades de inclusão social, a falta de infra-estrutura, a criação das favelas, o tráfico de entorpecentes, que alicia jovem em situação de risco social, (do qual está sujeita a população negra na sociedade contemporânea brasileira). todas essas demandas e muitas outras contadas através da sina de um marginal brasileiro, negro e rebelde, na versão de uma das maiores bandas do rock brasileiro. 3 Título: “Palmares” Artista/Banda: Natiruts Álbum: Povo brasileiro / Faixa nº 5 / Ano lançamento 1999 Gênero musical: Reggae Abordagem: oportunizar aos alunos uma visão crítica da situação social de exclusão sofrida pelo negro e explorar as contribuições da cultura africana na constituição de uma cultura afro-brasileira. FILMES / CENAS: 4 Título: “Amistad” Direção: Steven Spilberg, 1997 Abordagem da cena exibida: retratar a captura do negro na África pelos próprios companheiros, a negociação entre africanos e europeus na Costa Africana, as condições de transporte, a chegada na América e o comércio de africanos. Duração: 10 min. 5 Título: “Cafundó” Direção: Paulo Betti/Clóvis Bueno, 2005 Abordagem da cena exibida: refletir sobre as conseqüências da Lei Áurea na vida dos negros, dificuldade de inserção do negro, após a abolição da escravidão, na sociedade brasileira e o preconceito da elite com relação ao sincretismo religioso praticado pelos ex-escravos. Duração: 7 min. (23 – 30 min.) Duração: 23 min. 42 seg. 6 Título: “Quilombo” Direção: Carlos Diegues, 1984 Abordagem da cena exibida: retratar o funcionamento da sociedade açucareira, o que era um quilombo e a sua estrutura e ainda destacar a dureza da condição de vida do negro no cotidiano das atividades econômicas do período colonial e as formas de resistência contra a escravidão, para pôr em discussão a importância do surgimento de grandes líderes no quilombo dos Palmares, “Ganga Zumba” e “Zumbi”, para o estabelecimento da comunidade quilombola além de desmitificar a representação de “escravidão passiva” ainda influente na historiografia brasileira. Duração: 20 min. (0 – 20 min.) 7 Título: “Xica da Silva” Direção: Carlos Diegues, 1976 Abordagem da cena exibida: analisar a escravidão urbana com as suas peculiaridades, discutir o processo de alforria e as estratégias utilizadas pelas mulheres para alcançar sua liberdade e da prole. Duração: 5 min. (47-52 min) 8 Título: “Uma onda no ar” Direção: Helvécio Ratton, 2002 Abordagem da cena exibida: discutir a atuação do negro na sociedade brasileira, sem omitir a opressão sofrida por estes, o problema da discriminação racial camuflada na sociedade brasileira e mostrar como um movimento de contestação de iniciativa de jovens de uma favela, que tinha como objetivo levar informação, entretenimento e esclarecimento para a população, utilizaram desse veículo para denunciar as mazelas que acometem a população negra e buscar o resgate de sua auto-estima. Duração: 5 min. (19 – 26 min.) 9 Título: “Gaijin: caminhos da liberdade” Direção: TizukaYamasaki, 1980 Abordagem da cena exibida: mostrar como a escassez de mão de obra na agricultura, em conseqüência da abolição da escravidão (especialmente na cultura do café, altamente depende da mão-de-obra escrava), barões do café promovem uma imigração de trabalhadores de origem européia e de outras partes do país para reproduzem a lógica exploratória do sistema escravista, a discriminação e os abusos para com seus empregados, dentre eles negros, nordestinos, italianos e japoneses. Duração: 5 min. A metodologia aplicada em sala de aula consiste no seguinte procedimento: Primeiro, apresenta-se uma cena de filme ou letra da música para perceber que tipo de entendimento o panorama apresentado pelas obras infere aos alunos. Em seguida, retorna-se a apresentação da obra, desta vez, inserindo comentários sobre o contexto histórico dos personagens, a cultura e a sociedade do período trabalhado, como forma de subsidiar a representação feita pelos alunos. Após a segunda apresentação, propõem-se a elaboração de escritos aos alunos sobre o entendimento do tema trabalhado em sala de aula. VIII. Atividade avaliatória: A avaliação priorizará, sobretudo, a produção de texto pelo educando que será instigado a desenvolver reflexões sobre o conteúdo discutido em sala de aula, além de se posicionar de forma crítica a respeito das questões propostas e da realidade que o cerca. O objetivo é despertar a curiosidade para temas ligados às questões culturais africanas e afro-brasileiras, como também desenvolver a capacidade de análise de informações. A partir da exposição realizada, o aluno vai elaborar um texto dissertativo que enfoque, nas letras das músicas e cenas dos filmes procurando questionar a situação dos afros descendentes no Brasil contemporâneo. IX. Bibliografia: Rüsen, J. Teoria da história. Brasília: UnB, 2001-2007 (3vls.) ______. JörnRüsen e o ensino de história. Curitiba: UFPR, 2010. ______. Aprendizagem histórica: apontamentos e teorias. Curitiba: CRV, 2012. ______. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis: Vozes, 2014. Bourdieu, P. A distinção. RS: Zouk, 2009 ______. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2010. Lahire, B. O homem plural. Petrópolis: Vozes, 2006. ______. A cultura dos indivíduos. RS: Artmed, 2008. Chalot, B. Da relação com o saber às práticas educativas. SP: Cortez, 2012. ______. A mistificação da pedagogia. SP: Cortez, 2013. ______.  Da relação com o saber: elementos para uma teoria. RS: Artmed, 2004. ______. Da relação com o saber: formação dos professores e globalização. RS: Artmed, REDAÇÕES: O trabalho realizado na Escola Estadual Vespasiano Martins com a turma do 9 ano “A”, foi através das redações passadas aos alunos, com intuito dos alunos escreverem as redações após cada filme ou musica passada em sala de aula. Em uma sala que há na média de 30 alunos, cada aluno devia fazer uma redação a cada final de aula, sobre o que era proposto pelos bolsistas. Ao analisar as redações de cada aluno, sobre cada filme ou musica passada em sala de aula, podemos obsevar que aqueles alunos não estão inseridos na cultura afro brasileira,a falta de conhecimento da cultura do negro, mal sabem eles oque se tratam, qual a importância da cultura afro brasileira no curriculo escolar. Muitos dos alunos retrataram nos questionários passados a eles no final do ano, a falta de importância se essa matéria fosse encluida no curriculo escolar da escola. O problema está certamente na maneira como a escola lida com esse tipo de assunto, havendo a falta de conhecimento e informação sobre a cultura do negro, certamente causara grande rejeição por partes dos alunos da própria escola. A identidade do negro é visto por muitos daqueles alunos ligada diretamente a escravidão, ao escravo sofredor, a triste história que foi marcada com sangue daqueles negros, o homem branco sempre superior ao negro, enfim, a cultura afro brasileira, mais verdadeira identidade do negro vista de outra forma completamente diferente, já não tinham conhecimento, certamente os alunos só conheciam aquilo que os livros didáticos permitiam a eles a conhecer. O preconceito tambem era bastante visivel na sala de aula, e através das redações podemos obsevar que muitos dos alunos não se reconheciam como negro, ou então com caracteristicas africanas. Muitos dos alunos eram negros mais não se afirmavam negros, foi um fator muito interessante que chamou muito a nossas atençoes na sala do 9 Ano. Os alunos retratavam nas redações cenas que haviam marcados a eles, a vida dificil que os negros tinham no tempo da escravidão e tambem no tempo da abolição. A falta de oportunidade que o negro sofria no mercado de trabalho, nas escolas, o preconceito estampado na cara da sociedade, enfim o dia a dia do negro, que vem se arrastando até nos dias de hoje. Objetivo das redações O objetivo das redações proposto a sala do 9 ano A, era descobrir através de suas palavras o ponto de vista de cada aluno sobre a cultura afro brasilera no curriculo escolar, abordando a identidade e a cultura do negro,e qual era a importância que havia para aquela turma, e como a própria escola abordava esse assunto com os alunos. QUESTIONÁRIOS: Ao final do projeto, elaboramos um questionários com todo o conteudo que foi passadoao decorrer do ano, com intuito de avaliar o aprendizado e o conhecimento dos alunos durante o projeto Pibid. Foram elaboradas cincos perguntas para cada aluno responder. O questionário foi feito com cinco perguntas sendo elas: 1- Para você quais as contribuições das aulas do Pibid Interdisciplinar da história da africa trouxe para você. 2- Você concorda que há preconceito racial nos dias atuais? Justifique sua afirmação. 3- Em algum momento presenciou, sofreu ou ainda cometeu esse ato criminoso? Lembre se preconceito é crime. 4- Dos filmes apresentados qual deles mais chamou atenção e contribuiu para o seu aprendizado. De que forma?. 5- O que pensa da inserção da disciplina de história afro brasileira no curriculo escolar?. Dessa maneira podemos ajudar os alunos a recordar todo o conteudo que foi passado nas aulas, sendo assim cada aluno recordaria das aulas que mais despertaram suas atenções e lembrar também o quanto ainda é grande a falta de conhecimento sobre a cultra afro brasileira. Muitos alunos responderam com facilidade o questionário, respondendo oque lhe foi pedido e assim facilitando na avaliação dos bolsistas. Já alguns alunos não conseguiram responder o questionário, fugindo totalmente das perguntas, ou então usando o questionário para reclamar das aulas, e que não faria nenhuma importância a cultura afro brasileira em seu aprendizado. CONCLUSÃO: Com o projeto Pibid Interdisciplinar na escola Estadual Vespasiano Martins, podemos concluir que ainda há muito oque melhorar no curriculo escolar das escolas da nossa cidade, a falta de conhecimento que os alunos tem em relação a identidade do negro é muito grande, a rejeição em ser considerado negro tambem é outra questão a ser questionada. O livro didático é um dos principais fatores para essa falta de conhecimento e principalmente a falta de informação que os livros oferece aos alunos. Sem dúvidas o Pibid é umas das ferramentas principais para insercer a cultura afro brasileira nas escolas brasileiras. A escola permitindo o acesso dos bolsitas no interior da escola e o projeto nas salas de aula, certamente está dando passos importantes juntamente com a universidade.

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