terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Relatório do PIBID 2º semestre 2015, Prof. Nelson Leng

Relatório do PIBID 2º semestre 2015 Tema: Ervas medicinais tradicionais cultivadas na reserva e utilizadas para combater várias doenças. Os alunos dos 9ºs anos decidiram trabalhar juntamente com os pibidianos o tema ervas medicinais. Justificativa. A sugestão do tema partiu dos alunos pois ainda muitas pessoas cultivam ervas medicinais e também procuram conservar a natureza onde as mesmas se encontram. Elas são usadas pelas pessoas mais velhas. O que incentivou os adolescentes a investir nas pesquisas e procurar as mesmas para que pudessem fazer a pesquisa e utilizar as mesmas para a cura de várias enfermidades. Objetivo geral. Proporcionar aos alunos a oportunidade de pesquisar e conhecer as plantas medicinais da reserva e descobrir a utilidade das mesmas. Objetivos específicos. • Conhecer as plantas medicinais, utilizadas para curar doenças pelas pessoas mais antigas da reserva. • Ver a utilidade das plantas medicinais existentes na reserva. • Entender a necessidade de preservar o meio ambiente onde as mesmas se encontram. • Mapear os lugares dentro da reserva onde as mesmas se podem ser encontradas. • Mostrar as crianças e aos mais jovens o valor e a utilidades das ervas medicinais. • A importância da pesquisa com as pessoas mais antigas da reserva. • Apresentar a pesquisa e as plantas para a comunidade escolar e para os demais da comunidade escolar. • Elaborar um relatório sobre o trabalho pesquisado como avaliação do professor de história. • A partir da pesquisa descobrir o histórico da utilidade das ervas medicinais pelas comunidades tradicionais. Desenvolvimento do projeto. Definido o tema começou o trabalho da organização dos grupos de cada turma dos três 9ºs anos para realizarem o trabalho de pesquisa. As turmas se dividiram em grupos de 5 a 6 alunos por grupo por afinidade dos mesmos a fim de facilitar a pesquisa. Organizados os grupos, os mesmos partiram para as pesquisas. Os trabalhos de pesquisa foram realizados no período vespertino uma vez que os alunos frequentam as aulas no período matutino. Uma vez por semana os alunos se reuniam com os alunos do Pibid juntamente com o professor supervisor, para avaliarem as pesquisas. Cada grupo de alunos trazia sua pesquisa e as mesmas eram discutidas no grupo grande onde apareciam as sugestões para avançarem nos seus trabalhos. Da mesma forma os pibidianos se reuniam todas as sextas feiras à tarde com a coordenador prof. Célia e o professor supervisor onde eram discutidos os trabalhos para ver o que era preciso avançar e melhorar nas pesquisas. Depois de 1 mês e meio de trabalhos chegou a hora de fazer uma síntese dos trabalhos e a organizar a apresentação dos resultados da pesquisa. Todos se envolveram e a sugestão foi que se envolvesse a comunidade escolar como um todo. Consultado o diretor da escola achou ótimo e juntamente com a coordenação da escola deu liberdade aos alunos dos 9ºs anos e os pibidianos com a profª coordenadora Célia do Pibid e o supervisor profº Nelson definiram a data do dia 02 de outubro para a exposição dos trabalhos. No dia 02 de outubro foram apresentados os trabalhos com a exposição das ervas medicinais onde os alunos que fizeram a pesquisa também explicaram a utilidade das mesmas. No dia da apresentação dos trabalhos também houve uma palestra sobre a transmissão de doenças venéreas. Uma vez que existem muitos casos na reserva. A principal ênfase do palestrante Milton, agente de saúde da comunidade indígena por muitos anos foi na prevenção das mesmas. A partir do segunda quinzena de outubro foram trabalhados vários textos a partir da tese de Doutorado em antropologia Social de Levi marques Pereira, Imagens Kaiowá do sistema social e seu entorno. As aulas foram preparadas e dirigidas pelos alunos do Pibid. A fim de adquirirem prática em sala de aula. Os textos escolhidos foram escolhidos a partir do capítulo 4, porque os mesmos vem de encontro a realidade da comunidade indígena. Os alunos participaram ativamente das discussões das aulas. Questionando as mudanças provocadas pela própria comunidade assim como as interferências externas à comunidade.

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