segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

RELATÓRIO DA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRODESCENDENTE NO 9º ANO B DA ESCOLA ESTADUAL VESPASIANO MARTINS DESENVOLVIDAS NO PIBID

Joice Bianca Foschiera de Lima (joice.foschiera@gmail.com)1 Marta Ferreira Soares (martamartinhasf@gmail.com)2 Roberto Machado Ribeiro (beto.marron@hotmail.com)3 Com o objetivo de promover e fomentar a discussão em torno da temática da história e cultura africana e afrodescendente nas aulas de História, pensou-se em um roteiro de dez aulas, construídas a partir de músicas e trechos de filmes que tratam da temática da cultura e história africana e afro-brasileira, distribuídas de modo a criar uma linha temporal: Negro Drama – Racionais MC’s; Faroeste Caboclo – Legião Urbana; Amistad (1997); Quilombo (1984); Palmares – Natiruts; Xica da Silva (1976); Gaijin: caminhos da liberdade (1980); Cafundó (2005); Uma Onda no Ar (2002); Vista Minha Pele (2003). Após um período de observação e acompanhamento das aulas de História na turma do 9º ano B da Escola Estadual Vespasiano Martins, foram trabalhadas as dez aulas planejadas, seguindo a seguinte metodologia: exibição de um trecho da mídia em questão que dessa sequência a linha histórica africana e afro-brasileira; uma breve contextualização da mídia e do momento histórico; elaboração de um relatório por cada aluno sobre a explanação a cada aula, considerando que o conteúdo trabalhado já havia sido visto nos anos anteriores e no decorrer da disciplina de História do 9º ano. Ao termino da execução deste plano de aulas, elaborou-se um questionário a ser aplicados aos alunos que auxiliasse os bolsistas a analisar e compreender de modo mais claro os resultados obtidos após o trabalho do PIBID Interdisciplinar com enfoque na história e cultura africana e afro-brasileira. O questionário fora composto por quatro perguntas de caráter não indutivo, estruturadas de modo a dar espaço para que os alunos expusessem sua apreensão das atividades desenvolvidas pelo grupo de bolsistas do PIBID e de que estas influem ou não na percepção da história do Brasil e de suas condições atuais. Dos vinte e um questionários respondidos, cerca de dezesseis mostram que as atividades desenvolvidas pelo PIBID Interdisciplinar em torno da história e cultura africana e afro-brasileira despertaram uma consciência histórica nos alunos quanto ao modo como a população africana e afrodescendente passou por um processo social e histórico de marginalização e opressão institucionalizada, ocasionando consequências no momento atual. Assim, pode-se dizer que se atingiu o objetivo de fomentar a discussão em torno do tema, proporcionando aos alunos subsídios para que estes despertassem de alguma forma a visão social do Brasil e de sua história, em especial, da história e da cultura africana e afro-brasileira. Quanto aos outros cinco questionários respondidos, pode-se concluir que estes alunos não construíram ainda uma visão social e histórica do Brasil, pois apresentam em seus relatos aspectos que reforçam a ideia da democracia racial no país, pautando-se na lógica meritocrata, que desconsidera aspectos étnicos, gênero, econômicos, políticos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário